Roseli Aparecida Zuli Teixeira e Wagner Pereira de Souza

TECNOLOGIA NO ENSINO: UMA AÇÃO QUE PRECISA SER IMPLEMENTADA

 

Este registro tem como objetivo contribuir acerca do tema Plataformas adaptativas, possíveis contribuições no desenvolvimento da aprendizagem, desafios e aplicação no contexto educacional. Em meio a demanda de um ensino que contemple o desenvolvimento de competências e habilidades que permitam formar o cidadão capaz de tomar decisões e exercer sua cidadania plenamente, o ensino adaptativo procura sanar lacunas na aprendizagem através da personalização do ensino. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo como aporte teórico, Moran (2015) e Gomes (2013) em virtude das importantes contribuições relacionadas ao tema. As pesquisas ocorreram através de acessos via internet à sites com publicações pertinentes, utilizando como ferramenta o Google Scholar. As plataformas adaptativas permitem mapear, monitorar e interpretar informações através dos acessos realizados pelo estudante, e por meio do armazenamento de dados oferece feedback ao aluno e ao docente, possibilitando intervenções em possíveis lacunas na aprendizagem através da personalização do ensino, atendendo a diferentes estilos de aprendizagem.

 

Introdução

O trabalho com a disciplina de história pode ser realizado de diversas maneiras, ainda mais, como nos dias atuais em que a área tecnológica é um fator marcante para se difundir o ensino. Pensando nisso, é que este trabalho reflete sobre algumas questões de implementações do ensino em sala de aula e que pode ser efetivado em qualquer área do conhecimento, inclusive, na disciplina de história que é o foco temático da macrodiscussão.

 

Há muito, se tem travado uma luta na tentativa da transformação da escola tradicional em uma escola que ofereça possibilidades do indivíduo se apropriar de conhecimentos necessários ao seu desenvolvimento integral. Pensamentos enraizados na concepção do professor como centro do ensino e devoção às aulas puramente expositivas, obstáculos e dificuldades de acesso à internet, têm se apresentado como alguns dos entraves na transformação da educação tradicional para a da era digital nos ambientes escolares. Porém, após a Pandemia do Covid 19, onde fomos obrigados a nos adaptar às tecnologias rapidamente, houve um vislumbre de que o trabalho com as tecnologias na educação é possível. As transformações tecnológicas crescem a cada dia e torna- se mais urgente levá-la aos espaços escolares, oferecendo aos estudantes metodologias diversificadas e estimulantes, através de um ambiente colaborativo que possibilite a personalização do ensino, imbuído de contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências que ofereçam maior possibilidade de sucesso a nível pessoal e profissional dos estudantes.

 

Dentre as tecnologias emergentes na educação, as Plataformas adaptativas surgem como ferramenta de ensino, sendo atualmente utilizadas por algumas instituições de educação. A Big Data e Inteligência Artificial (IA) são combinações empregadas nas Plataformas adaptativas, possibilitando um rastreio da aprendizagem do aluno, identificando suas preferências, estilos de aprendizagens, percepção dos pontos fortes e fracos, tendo como objetivo potencializar o aprendizado individual de cada um. Podendo-se dizer que é: “Um sistema de aprendizagem personalizada que adapta, inteligentemente, as etapas de ensino em resposta ao progresso do aluno.” (COSTA, 2022, p. 03)

 

Este trabalho foi alicerçado em pesquisas de publicações bibliográficas disponibilizadas por meios digitais, visando promover um maior entendimento do tema Plataforma Adaptativa, sua composição, e implementação na educação, fazendo uma reflexão de como o avanço tecnológico, associado aos ambientes virtuais de aprendizagens (AVAs), colaboram com o desenvolvimento de competências e habilidades atendendo as demandas educacionais, bem como a importância do professor como mediador desse processo, e o impacto dessa tecnologia no ensino aprendizagem, pois,

 

“As tecnologias permitem o registro, a visibilização do processo de aprendizagem de cada um e de todos os envolvidos. Mapeiam os progressos, pontam as dificuldades, podem prever alguns caminhos para os que têm dificuldades específicas – plataformas adaptativas.” - (MORAN, 2015, p.10).

 

As tecnologias digitais estão em todos os setores da sociedade atual e são consideradas ferramentas de impulsionamento das relações sociais, da produção e compartilhamento de informações e da aprendizagem colaborativa. E baseiam-se em três critérios.

 

“Apoia-se em redes informática, e a utilização da internet permite a atualização, o desdobramento e a distribuição das informações de forma praticamente instantânea, bem como a participação em comunidades de aprendizagem; desenvolve-se por meio de tecnologia padronizada de internet, o que permite disponibilizar toda a informação no computador do usuário; baseia-se na aprendizagem em seu significado mais amplo.” (ROSENBERG, 2001, p. 03, citado em TEIXEIRA. & LIMA, 2020)

 

Tornar as tecnologias acessíveis, bem como sua utilização para a aprendizagem são demandas de uma escola do Século XXI. Convém mencionar que a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, traz em seu escopo através da Competência geral cinco (5) a necessidades do desenvolvimento de habilidades digitais e ao uso da tecnologia nas escolas, como base para a formação de um cidadão com conhecimentos, habilidades e atitudes que atendam as diretrizes recém implementadas.

 

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” Base Nacional Comum Curricular – (BNCC, 2018).

 

Além de promover o letramento digital a escola deve lançar mão da tecnologia para potencializar a aprendizagem dos alunos. Mas como ocorre a personalização do ensino? Como as plataformas adaptativas se diferenciam das demais? Configurando-se com uma composição de Inteligência artificial (IA) e Machine learning (Aprendizado de máquina) as Plataformas adaptativas operam através de algoritmos que permitem ao computador mapear as interações do aluno na plataforma, identificando e registrando estilos e ritmos de aprendizagem de cada estudante, tempo utilizado para a resolução das atividades, facilidades e dificuldades frente aos conteúdos, bem como quais foram efetivamente assimilados ou não.

 

“Há hoje um grande avanço na análise dos metadados, na geração de relatórios personalizados, no desenvolvimento de plataformas adaptativas e aplicativos que orientam os professores sobre como cada aluno aprende, em que estágio se encontra, o que o motiva mais.” (GOMES, 2013)

 

Para atender as diferentes demandas de aprendizagem, essas plataformas são alimentadas com conteúdo em diferentes formatos como games, vídeos, textos de revistas, exercícios, artigos, e-books, imagens, áudios etc., bem como com dados do aluno, obtidos através da observação na sala de aula, da análise do histórico de notas, do desenvolvimento de atividades e performance do estudante, essas informações são processadas, gerando um relatório personalizado, auxiliando os professores a atender as especificidades de cada aluno, surgindo o ensino personalizado e adaptativo.

 

“Com os recursos das novas tecnologias digitais, pesquisas observam que essa metodologia aplicada em plataformas adaptativas promovem a personalização do ensino e conseguem atender às necessidades individuais de cada aluno durante todo o processo de aprendizagem”. (COSTA, 2022, p. 03) 

 

As plataformas adaptativas possibilitam o que é de mais ambicioso em uma sala de aula tradicional, ou seja, são capazes de reconhecer as necessidades individuais de cada estudante, acompanhando ritmos de aprendizagem, fornecendo conteúdo de ensino adaptados a cada um, mostrando-se mais eficiente para a aprendizagem significativa. Convém mencionar que essa personalização do ensino, oferece ao aluno que apresenta alto índice de erro nas atividades, um reforço com aulas e exercícios extras, abrindo para o estudante novas e diferenciadas atividades para o aperfeiçoamento do conteúdo. Pode-se dizer que plataforma adaptativa é: “Um sistema de aprendizagem personalizada que adapta, inteligentemente, as etapas de ensino em resposta ao progresso do aluno.” (COSTA, 2022, p.03)

 

Destaca-se nesse contexto o protagonismo do aluno, que munido de informação prossegue com os estudos de acordo com sua realidade. O principal objetivo dessas plataformas é disponibilizar e atender as demandas de ensino que se adaptem às características individuais de cada aluno. Apesar de vivermos uma era tecnológica, muita das salas de aula atuais apresenta um distanciamento dessa realidade. Alunos frequentadores do modelo arcaico de educação, sentem- se desmotivados, sendo dentre outros, um dos fatores de evasão escolar, que reflete inclusive no índice de desenvolvimento do país.

 

Essas     considerações     visam     sugerir     que, precisamos     garantir     a preparação de profissionais e cidadãos para lidar com os avanços e mudanças atuais. Não é injusto dizer que a falta de incentivo e implementação tecnológica nas escolas, exclui uma camada importante de cidadãos brasileiros, e o fomento e o acesso à educação tecnológica são um item importante que alavanca e colabora com o desenvolvimento humano pleno.

 

Alunos e professores, devem ser vistos como transformadores: o professor como mediador e o aluno, como o aprendiz interessado em novas possibilidades e com vontade de aprender. Porém, para que os ambientes virtuais de aprendizagem cumpram seu papel, é preciso mencionar que devem ser espaços democráticos, com a possibilidades de acesso aos mais diversos interesses e interessados, além de oferecer uma aprendizagem colaborativa e dinâmica calcada na ética e no uso consciente, sendo capaz de satisfazer os pleitos de uma sociedade em evolução. Vale ressaltar, no entanto, que as ferramentas sozinhas não são suficientes para promover uma transformação educacional na sociedade, sendo necessário destacar que para que essa transformação ocorra, a educação precisa fazer bom uso dos meios disponíveis da atualidade, oferecendo inclusive capacitação dos professores adequadamente. A partir dessa constatação, a empreitada basilar é, alavancar a aprendizagem através do uso das tecnologias da informação.

 

O ensino adaptativo e a aprendizagem significativa

Adaptive Learning, também chamado de ensino adaptativo, é uma metodologia educacional que interpreta e molda-se para atender as demandas e necessidades individualizadas de aprendizagem de cada estudante, considerando o ritmo e as dificuldades singulares de cada um, apresentando-se como metodologia de personalização do ensino, através de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Essa abordagem de ensino direcionado aos interesses do aluno, valorizando o que ele já domina e reforçando os pontos frágeis, caracteriza-se em uma aprendizagem significativa. Quando o professor faz uso dessa estratégia de ensino, o aluno fica mais motivado e se interessa mais pelo conteúdo, pois consegue relacionar um fato a outro que ele já conhece.

 

É importante salientar que o professor deve promover um aprofundamento dos conteúdos disponibilizados na plataforma, levando para a sala de aula material complementar com o propósito de oferecer aos alunos que ainda apresentam alguma dificuldade de entendimento uma nova abordagem para uma aprendizagem mais direcionada. Os dados obtidos através das interações do aluno servem como base para a abordagem de novos conteúdos, apoiados nas experiências anteriores. A evolução da aprendizagem do aluno vai ocorrendo conforme suas interações na plataforma, que vai dando complexidade ao conteúdo. Esses ambientes virtuais de aprendizagem são alicerçados na inteligência artificial, o que possibilita o armazenamento de informações e grande volume de dados e acesso e intercâmbio a diversas mídias, garantindo um ensino diferenciado.

 

Sob o ponto de vista de Ferreira (2014) como citado em Aires, J. P., & Pilatti, L. A. (2016). “[...] a personalização do ensino tem sido apontada como uma das formas mais eficientes de garantir o aprendizado dos alunos.”

 

Outro fator importante no ensino adaptativo é a evolução da aprendizagem, se a ferramenta verificar que o aluno ainda não consolidou a aprendizagem trabalhada o sistema não avança para os próximos tópicos. No entanto, para a plataforma atender os diversos tipos e estilos de aprendizagem ela precisa ser alimentada pelo professor, com informações variadas como mídias diversificadas, vídeos, podcasts, imagens, textos e jogos, bem como apresentar uma estrutura que atenda o extenso volume de acessos simultâneos.

 

Considerações Finais

A escola precisa se adaptar e fazer jus à chamada “sociedade da informação”, se desapegando das metodologias tradicionais, incorporando novas propostas com as atuais exigências e demandas da sociedade. Falamos aqui de um ensino voltado para a nova cultura digital, integrada à resolução de problemas, a aprendizagem colaborativa, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessários e indispensáveis à prática da cidadania, a flexibilidade, a tomada de decisões, ao desenvolvimento das relações interpessoais. Esse é um grande desafio, porém inadiável à demanda da educação do Século XXI. 

 

A personalização do ensino através das plataformas adaptativas colabora para a efetivação dessa demanda, porém o papel do professor como mediador desse processo é de fundamental importância, pois através dele a plataforma é nutrida com material a ser disponibilizado para a sequência de aprendizado do aluno. Por fim, tenho esperança que este registro coopere, não somente para que o leitor conheça o conceito de Plataforma Adaptativa, mas também que perceba que é possível fazer uso da tecnologia em sala de aula, usufruindo de todos os benefícios que ela carrega, afim de desenvolver as competências e habilidades indispensáveis para a aprendizagem significativa na formação do estudante.

 

Referências Biográficas

Roseli Aparecida Zuli Teixeira – Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela Must University, Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências da Educação com Habilitação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Equipe Darwin – FTD, Professora na rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso. 

Wagner Pereira de Souza é licenciado em Letras (Português/Literatura) pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR; Especialista em Língua Portuguesa, Redação e Oratória pela Faculdade Estadual da Lapa/FAEL. Atualmente, professor efetivo de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso/SEDUC MT e mestrando pelo PPGLetras – Programa de Pós- Graduação em Letras da UNEMAT.

 

Referências Bibliográficas

AIRES, J. P., & PILATTI, L. A. (2016). Aprendizagem significativa por meio do ensino adaptativo. Revista ESPACIOS| Vol. 37 (Nº 29) Año 2016. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a16v37n29/16372918.html/ - acesso em: 24 de abr. de 2022.

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de- praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto- escolar-possibilidades. -  Acesso em: 23 de abr. de 2022.

 

COSTA, D. Plataformas Adaptativas e o Ensino Personalizado. (2022) [e-book] Flórida: Must University

 

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. (2015) Porto Alegre: Penso, 27-45. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2021/01/educa%C3%A7%C3%A3o_h%C3%ADbrida.pdf – acesso em: 21 de abr. de 2022.

 

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens, (2015) – 2 (1), 15-33. -Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4941832/mod_resource/content/1/Artigo - acesso em: 22 de abr. de 2022.

 

MORAN, Gomes, P. Entenda como funcionam as plataformas adaptativas. Porvir–Inovações em Educação, (2013). Disponível em: https://porvir.org/entenda-como-funcionam- plataformas-adaptativas/ - Acesso em: 21 de abr. de 2022.

 

SILVA, Andressa Agnes de Assis. Plataforma adaptativa khan academy: análise de estudo de caso. (2021) In Anais do Encontro Virtual de Documentação em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online (Vol. 10, No. 1). Disponível em: https://nasnuv.com/ojs2/index.php/CILTecOnline/article/view/780/267 - acesso em: 22 de abr. de 2022.

 

TEIXEIRA, C. V.; DE LIMA, K. M. R.; DE OLIVEIRA, C. F.; & MOUTINHO, L. P. (2021). Novas Formas de Aprendizagem: Utilização da Plataforma Adaptativa Geekie Games. Brazilian Journal of Development, 7(4), 39765-39773. P.3. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/28409/22472 21/04/2022 – Acesso em: 22 de abr. de 2022.


14 comentários:

  1. Olá Roseli e Wagner!
    Parabéns pelo artigo, tema mais que importante no cenário educacional.
    Considerando o seguinte trecho do trabalho de vocês:
    “As plataformas adaptativas possibilitam o que é de mais ambicioso em uma sala de aula tradicional, ou seja, são capazes de reconhecer as necessidades individuais de cada estudante, acompanhando ritmos de aprendizagem, fornecendo conteúdo de ensino adaptados a cada um, mostrando-se mais eficiente para a aprendizagem significativa.”
    Vocês consideram que estas plataformas, sob o ponto de vista da atuação do professor, facilitarão o trabalho docente por permitir que o mesmo saiba quais pontos merecem mais ou menos atenção na sala, colocando mais do que nunca esse profissional na posição de mediador (que vai saber exatamente onde deve intervir, potencializando sua aula ao máximo)?
    Obrigado.
    Junior Benedito Pleis

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  2. Olá Junior, muito obrigada pela pergunta.
    Sim, ao utilizar as plataformas adaptativas o professor tem acesso a um relatório gerencial emitido pela própria plataforma, fornecendo um feedback das interações dos estudantes, com dados sobre quais foram as facilidades ou dificuldades encontradas durante o processo de aprendizagem, possibilitando um replanejamento e intervenção por parte do docente de modo mais pontual frente à possíveis lacunas na aprendizagem.

    Roseli Ap. Zulli Teixeira x Wagner Pereira de Souza

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  3. Parabéns pelo artigo Roseli Aparecida Zuli Teixeira e Wagner Pereira de Souza denominado“Tecnologia no ensino: uma ação que precisa ser implementada” no qual é explicado que as tecnologias digitais estão em todos os setores da sociedade atual e são consideradas ferramentas de impulsionamento das relações sociais, da produção e compartilhamento de informações e da aprendizagem colaborativa.
    Assina Francielcio Silva da Costa.

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    1. Sim, isso mesmo Francielcio e não há como voltar atrás não é mesmo? Por isso a inclusão das tecnologias digitais nos espaços escolares é uma demanda necessária e urgente na formação dos nossos estudantes. Muito obrigada pela interação!
      Roseli Ap. Zuli x Wagner Pereira de Souza

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  4. Quais são os benefícios da utilização das tecnologias no ensino escolar público?
    Assina Francielcio Silva da costa.

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    1. Olá Francielcio, tudo bem? Vivemos em uma sociedade altamente conectada, e o uso de tecnologia digital na sala de aula oferece diversos benefícios, eu pessoalmente percebo que o mais forte deles é a motivação que provoca nos estudantes, e esse é um fator importante no desenvolvimento da aprendizagem. Além da questão motivacional, os relatórios gerenciais emitidos pelas plataformas oferecem um retorno ao professor sobre as habilidades construídas pelos estudantes e quais ainda não foram alcançadas, possibilitando uma intervenção mais pontual por parte do professor. O uso da tecnologia no ensino também amplia a visão de mundo dos estudantes e à medida que oferecemos ao nosso estudante o acesso e manuseio dessas ferramentas, os preparamos para se tornarem sujeitos não apenas consumidores, mas produtores de conteúdo, ou seja aptos a viver na sociedade atual.
      Roseli Ap. Zuli Teixeira e Wagner x Pereira de Souza

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  5. Por que motivos a escola de um modo geral, precisa se adaptar e fazer jus à chamada “sociedade da informação”?
    Assina Francielcio Silva da Costa.

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    1. Olá, Francielcio, obrigada pela pergunta. A internet democratizou a informação e através da Web somos inundados por diversas informações e precisamos preparar nossos estudantes para fazer parte dessa sociedade de forma plena e produtiva, é necessário formar o cidadão capaz de processar e filtrar as informações relevantes e confiáveis encontradas nos meios digitais, e entre outras habilidades, desenvolver a capacidade de comunicação e expressão desses sujeitos. Espero ter contribuído e obrigada pela participação. Abraços

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  6. Janaina Cardoso de Mello15 de setembro de 2022 às 09:22

    Oi Roseli e Wagner. Então, a pandemia nos mostrou como a tecnologia no ensino é importante, não apenas PARA o ensino emergencial, mas o próprio manuseio das ferramentas digitais. Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico, 5G, onde a web 3.0 se anuncia exigindo do cidadão comum conhecimentos de linguagem de programação para ter chances no mercado de trabalho. Mas como enfrentar a mentalidade dos anos de 1990 nas Licenciaturas em História do país inteiro que formam professores sem nenhuma disciplina de tecnologias aplicadas ao Ensino de História? As universidades mudam os PPCs e incluem mais uma disciplina de História Antiga, por exemplo, ao invés de incluir LP para professores. Como o professor vai lidar com esse mundo tecnológico se quem lhe forma ainda acha que todas as escolas acendem fogo batendo pedra?

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    1. Olá, Janaina!
      Ficamos imensamente gratos pela sua leitura do nosso texto e as inferências realizado por ti, pois são muito frutíferas. O questionamento erigido encontra total lugar nessa ceara de discussão e realmente são muitas as indagações e poucas ou quase nenhuma resposta para os desafios levantados. Cremos que cada instituição deverá se organizar da melhor forma a atender as necessidades que são plurais. Mas, nesse contexto, há algo que nos conforta, pois de acordo com Albert Einstein, "Não são as respostas que movem o mundo, mas sim, as perguntas!"

      Wagner Pereira de Souza
      Roseli Ap. Zuli

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  7. Parabéns pelo trabalho realizado Roseli Zulli e Wagner Pereira de Souza!!! Gostaria saber quais os maiores desafios que você enquanto professora enfrenta em sala de aula para implementar as novas tecnologias? Amei o seu texto e compartilho de suas experiências!!!!!
    Simone Emi Kavasoko

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  8. Luiz Gustavo Martins da Silva15 de setembro de 2022 às 22:09

    Olá Roseli, Wagner. Muitos parabéns pelo texto e debate propositivo! O ensino adaptativo como foi abordado contrastaria com a ideia de aprendizagem colaborativa, no trecho: "para que os ambientes virtuais de aprendizagem cumpram seu papel, é preciso mencionar que devem ser espaços democráticos, com a possibilidades de acesso aos mais diversos interesses e interessados, além de oferecer uma aprendizagem colaborativa e dinâmica calcada na ética e no uso consciente, sendo capaz de satisfazer os pleitos de uma sociedade em evolução."?
    Luiz Gustavo Martins da Silva

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  9. Olá, Luiz!
    Primeiramente, o nosso muito obrigado pelo interesse e a dedicação em ler e comentar nosso texto, pois acreditamos que o conhecimento se multiplica quando o dividimos. Bom, partindo o significado da palavra "contraste" que para esse contexto se encaixa como variações, é possível afirmar que sim, pois cada etapa desenvolvida caracteriza um degrau que foi galgado, mas que nem por isso ele deixa de ser importante para a consolidação do todo.

    Wagner P. de Souza
    Roseli Ap. Zuli

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