Simone Emi Kavasoko

 

CONEXÕES DE EXPERIÊNCIAS NAS PLATAFORMAS ADAPTATIVAS DE ENSINO NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO: DESAFIOS E AVANÇOS NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR DJALMA GUILHERME DA SILVA

 

Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre os desafios da escola pública na implementação do Laboratório de Informática para contribuir na aprendizagem em ambiente virtual através da plataforma adaptativa. Percebendo que todo ambiente escolar é heterogêneo, e a volta às aulas após a pandemia do Covid 19, deparamos que a dificuldade deste retorno presencial seria muito mais difícil do que imaginamos. Os estudantes passaram muito tempo ociosos no ambiente familiar, muitas vezes somente na frente à monitores eletrônicos, a rotina escolar se perdeu durante a pandemia e atualmente estamos vivendo momentos em que os estudantes não querem mais escrever e realizar leituras em material apostilado. Confrontamo-nos em utilizar uma metodologia adequada com uma proposta de referencial teórico diferenciada. Entendemos que enquanto instituição escolar, devemos ter consciência que vivemos uma nova era de inclusão digital. E refletindo sobre os direitos à Educação para todos, devemos pensar nessas habilidades e desejos que eles possuem e trazer isso em benefício para nós educadores. Contudo ainda sendo ligado à petição que inferimos à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Diante de todos estes enfrentamentos no ambiente escolar e sabendo quais são as prioridades que cada escola brasileira necessita em determinado momento, seria interessante as escolas públicas, representado pelo diretor escolar que possuírem mais autonomia orçamentária para o uso das verbas enviadas às instituições.

 

Introdução

O presente artigo visa discutir a utilização da tecnologia da informação e comunicação (TIC) em tempos atuais, sabemos que os nativos digitais com toda a facilidade em obter as informações via internet possuem protagonismo, são autodidatas e imediatistas. Com toda essa necessidade em atender esses estudantes e suas demandas faz-se necessário a implementação de equipamentos tecnológicos nas escolas. Contudo, a maior dificuldade nas escolas são a política pública brasileira que ainda não fazem o investimento necessário para atender a demanda na Educação.

Nessa perspectiva, merece destaque o que afirmam alguns pensadores da educação ao esclarecer que,

“As tecnologias educacionais tornam o colégio mais atrativo para os alunos, fazendo com que as aulas não se tornem monótonas e cansativas, cria-se um ambiente de educação facilitadora e inspiradora, onde o aluno está interligado com o professor através de uma aula onde as informações, conhecimentos, saberes andam interligados e assim facilitando o ensino/aprendizagem do alunado e por esses motivos devia se fazer forte a utilização dessas tecnologias auxiliadoras na metodologia educacional do professor.” (JARDIM; CECÍLIO, 2013, p. 05)

Implementar laboratório de informática e o acesso à internet é uma tarefa complicada em nossas escolas, pois muitas vezes não possuímos nem o espaço físico. Entretanto, sabemos que ainda assim, com toda dificuldade aprendemos na pandemia do Covid 19 que podemos utilizar o telefone móvel como instrumento adaptativo no momento.

A pandemia do Covid 19 também nos trouxe inovação na Educação, fomentou refletir sobre uma forma de retornarmos aos estudos, então, os professores fizeram um breve curso em como dar aula online, fazer apostilas e postar na plataforma de ensino. Aprendemos juntamente com os estudantes a partir de sete anos de idade, cursando a segundo ano do Ensino Fundamental I a utilizar essa ferramenta tecnológica desde silenciar áudio, compartilhar a tela, escrever no chat e responder formulários mesmo distantes conseguiram realizar com sucesso.

Percebemos que naquele momento poucos estudantes conseguiram fazer o acesso para assistir/participar das aulas online, pois, a nossa realidade ainda é bastante precária. Os motivos são bastante variados, encontramos desde responsáveis de estudantes que não confiavam nos filhos que estariam realmente estudando, falta de um dispositivo móvel e a grande maioria pela falta de acesso à internet.

Junto a isso, é importante destacar as contribuições que com o uso da tecnologia podem ser alcançadas, pois

“O educador além de estar ensinando pode criar um efeito benéfico de troca com seus discentes, pois muitas vezes o professor estará em constante aprendizado com seus alunos, percebendo que as tecnologias além de facilitadoras do ensino, podem trazer um efeito de aproximação dos alunos para com ele dentro de sala de aula, criando-se assim alunos mais colaborativos em sala, fazendo com que um currículo formal e impessoal passe a ser um currículo de exploração viva e de grande empolgação por parte dos alunos.” (JARDIM; CECÍLIO, 2013, p. 10)

Diante de todos esses desafios podemos perceber que a tecnologia está batendo à nossa porta, e temos que discorrer sobre como podemos possibilitar aos nossos estudantes meios para o desenvolvimento cognitivo através de plataformas adaptativas. O primeiro passo enquanto instituição escolar foi enviar um projeto à Secretaria de Educação de Estado de Mato Grosso solicitando televisores valendo-se do Projeto Conecta mais MT que a Secretaria de Educação enviou para as escolas estaduais que desejassem participar. Seguimos as orientações do guia para a elaboração do plano de demandas de nossa escola e assim esperamos sermos comtemplados com este projeto.

O presente trabalho desenvolveu a metodologia bibliográfica realizada a partir do referencial teórico abordado na disciplina Desing de Interface Educacional discorrendo sobre a utilização das Plataformas Adaptativas na escola.

 

Avanços e Limitação nas Plataformas de Adaptativas - Petição de smart TV do Projeto Conecta mais MT à Secretaria de Estado de Mato Grosso

O pedido foi realizado pela Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva, localizada na cidade de Sinop, estado de Mato Grosso-Brasil. Diante da evolução tecnológica e pensando no ensino aprendizagem dos estudantes foi elaborado um projeto apontando a necessidade na implantação de smart tvs que  proporcionará inovação nas práticas pedagógicas do professor e auxiliará na aprendizagem dos estudantes através da otimização de recursos metodológicos, visto que, as informações ocorrem de forma rápida e globalizada.

É sabido que a aprendizagem ocorre de forma diferenciada e diversificada, dessa forma, pensamos promover espaços de integração além de aulas expositivas ministrados pelos docentes da nossa instituição, despertando nos estudantes a curiosidade, satisfação e envolvimento com a cultura digital. Através de cabeamentos via smartphones e notebooks o docente poderá acessar diversas plataformas adaptativas, desenvolvendo aulas interativas até mesmo com aulas de vídeo chamada promovendo diversas dinâmicas, inclusive com convidados externos. Visualizamos uma aprendizagem adaptativa em que, Brealey (2022) discorre que é uma metodologia de ensino que proporciona que os estudantes possam adquirir seu conhecimento respeitando seu ritmo em todo processo de aprendizagem.

A plataforma adaptativa tem como objetivo proporcionar o ensino personalizado, buscando atender o estudante com todas as suas dificuldades, promovendo tempo e recursos para que ocorra seu desenvolvimento cognitivo através de programas de aprendizagem. Além de ser um método motivador de ensino, pelo qual, a aula torna-se mais atrativa, provocando estimulação necessária para que a aprendizagem se concretize espontaneamente.

O ambiente virtual de aprendizagem atrai os olhares dos estudantes, desenvolvendo o desejo em apreender a aprender. A partir desse momento, a construção do conhecimento se dá cada vez mais acelerada e interativa. Ribeiro (2018) diz que não basta que o professor organize sua sala em grupos ou em círculo esperando que dessa forma os estudantes estejam interagindo e produzindo conhecimentos, as experiências devem ser estimulantes para que as trocas se construam naturalmente, e só assim, com condições para a progressão de suas habilidades, sem punições ou preconceitos que o estudante terá sucesso em seu desenvolvimento.

A funcionalidade do professor reflexivo é conduzir seus educandos em uma relação dialógica pelo qual o ensino aprendizagem ocorrerá aos pares, o professor possibilita a transformação não somente da prática docente, contudo de todo o contexto, fortalecendo a espaço de reflexão-ação entre os educandos, utilizando-se de registros para avalia-los. Dessa forma, podemos avaliar de forma solidária e cooperativa, podendo atribuir a avaliação em uma perspectiva dialógica em todos os momentos de aprendizagem.

 

As dificuldades enfrentadas até o momento

Os estudantes retornaram à escola com muitas dificuldades após a suspensão das aulas durante a pandemia e também desigualdades na aprendizagem, pois, muitos não tinham acesso à internet ou nem possuíam nenhum dispositivo móvel para utilizar durante as aulas online. A volta ao ambiente escolar está sendo difícil, as condições financeiras e também emocionais impactaram profundamente nas aprendizagens desses estudantes. Conjeturando sobre as grandes variações acadêmicas destes educandos e nas experiências emocionais, afetivas, enfim, pessoais de cada indivíduo, ajuizamos por implementar metodologia diferenciada para atingir o máximo de estudantes possíveis.

A escola procura refletir sobre os benefícios que as TICs podem proporcionar aos nossos educandos a partir de ações desenvolvidas pela gestão escolar com o Projeto Conecta mais MT, pensando em uma educação de qualidade, com Laboratório de Informática, acesso à internet e professores com formação em tecnologia e conhecimentos básicos em plataformas de aprendizagens. Contudo, é de conhecimento que o orçamento dirigido à Educação ainda é precário e bastante negligenciado por parte dos gestores públicos brasileiros.  Sendo vista como um alto custo orçamentário nos cofres públicos. Quando teremos governantes que pensem na Educação como investimento? Enquanto isso não acontece, procuramos dar nosso máximo no chão da escola, começando pela insistência na adesão do Projeto Conecta mais MT.

Seria possível até adquirir alguns aparelhos eletrônicos, computadores ou tablets se as escolas possuíssem mais autonomia orçamentária. Uma vez que o orçamento detalha o valor que deve ser gasto em determinada área, isso pode ajudar o gestor escolar na organização escolar. Mas quem está enviando a verba às escolas não entende por exemplo: que no mês de outubro, falta verba da alimentação para os estudantes, pois geralmente são organizados lanches diferenciados durante toda semana. Que em meados do ano letivo, os educandos já não possuem material escolar, que por muitas vezes a escola que providencia. E assim vamos seguindo e tentando proporcionar o máximo enquanto Escola.

E sabemos da dificuldade em sermos escola piloto no estado do Mato Grosso. O desafio no momento é a implementação de computadores em nossa unidade escolar, mas possuímos o acesso à internet, sendo possível utilizar dispositivo móvel dos educandos em determinados momentos de aprendizagem. Dessa forma, Freire (2017) fomenta que a Educação é para todos, independentes de classe social ou posição geográfica, acreditando que ela transforma, cria possiblidades de escolhas e modifica o ambiente em que vive. Mesmo vivendo em época distante de toda tecnologia que vivenciamos no momento, ele já dizia que a tecnologia jamais provocaria a desescolarização.

E ainda, reforçamos segundo Graf, Kinshk e Ives (2010),

“[...] as plataformas adaptativas de ensino são desenvolvidas tendo como principal objetivo disponibilizar ferramentas de ensino que se adaptem às características individuais de cada um.”

Ainda acrescido a essa questão, é proeminente destacar que,

“Assim como a evolução dos equipamentos, as escolas e universidades também buscam constantemente recursos tecnológicos para criar um ambiente mais dinâmico para os alunos e professores. Entre as maneiras de proporcionar um ambiente mais atrativo está a inclusão da tecnologia em sala de aula. Existem muitas formas de inserir a tecnologia em sala de aula como, por exemplo, a adoção de ambientes virtuais, ferramentas de comunicação e equipamentos como lousa digital, computadores e tablets. Estudos já apontam que a inovação tecnológica inserida de forma contextualizada e alinhada com as expectativas dos estudantes e educadores pode ter benefícios importantes no desenvolvimento educacional.” (MOVPLAN, 2021, p. 01)

Sabendo de todas as vantagens na inclusão destas plataformas adaptativas e pensando em acelerar a aprendizagens de nossos educandos estamos determinados e decididos em passar por este momento após pandemia acreditando veemente no ensino personalizado através destes métodos de ensino.

 

Considerações Finais

Este trabalho teve como objetivo descrever as possibilidades de acesso à plataforma adaptativa na Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva. Acreditamos na Educação de qualidade para todos em nossa instituição escolar. Visualizamos que em breve faremos uso de plataformas online de ensino, deixando aos poucos as aulas expositivas e introduzindo aulas adaptativas aos nossos educandos. Vale ressaltar que as mudanças assustam, o medo e a insegurança são adjetivos presentes diante do novo. Percebe-se a aflição dos professores tratando-se de metodologias adaptativas utilizando a tecnologia ao nosso cotidiano escolar.

Entretanto, destacamos que a mudança da organização pedagógica ainda pode estar distante em nossas práticas pedagógicas, pois acreditamos que a preocupação maior ainda é a falta de investimento, ou a falta de autonomia orçamentária para que os gestores possam utilizar a verba diante de seus reais problemas, e a intencionalidade (do Estado) é em assumir as possibilidades que este investimento pode proporcionar aos educandos de nosso estado.

Diante da realidade dos fatos, percebemos que os professores compartilham as práticas pedagógicas defendidas por Freire, grande representante da abordagem sociocultural, possibilitando momentos de interação, desenvolvendo ações sobre o meio, desenvolvendo a partir dessas atitudes a transformação...da palavra... do mundo!

 

Referências biográfica

Simone Emi Kavasoko possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. simoneyitino@hotmail.com

 

Referências Bibliográficas

COSTA, Deborah. (2022). Future Minds: como a era digital está mudando nossas mentes, por que isso é importante e o que podemos fazer a respeito. [e-book] Flórida: Must University.

FREIRE, Paulo. (2017). Do pensamento de Paulo Freire: para uma ação mais humanizada do professor na educação à distância. [e-book] Flórida: Must University. Paraná, PR:  Editora Intersaberes.

JARDIM, Lucas Augusto; CECÍLIO, Waléria. A. G. Tecnologias educacionais: aspectos positivos e negativos em sala de aula, 2013. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7646_6015.pdf - acesso em: 07 de jun. de 2022.

MOVPLAN, Entenda a importância da tecnologia em sala de aula, 2021. Disponível em: https://movplan.com.br/blog/tecnologia-em-sala-de-aula/ - acesso em: 07 de jun. de 2022.

RIBEIRO, Darcy. (2018). Educação como prioridade. [e-book] Flórida: Must University. São Paulo, SP: Editora Global.


5 comentários:

  1. Olá, Simone Kavasoko, primeiramente, quero lhe parabenizar pelo artigo e por compartilhar lições tão relevantes, pois creio também que o conhecimento se multiplica quando o dividimos e o seu texto traz uma discussão saborosa ao meio acadêmico. Gostaria de saber como surgiu a ideia de você escrever um artigo sobre essa temática e como foi sua motivação em participar dessa 8ª edição do Simpohistória?

    Wagner Pereira de Souza

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  2. Primeiramente agradecer a sua valiosa participação e leitura do meu trabalho. Trabalhamos em uma escola com excelentes profissionais da Educação, procuramos sempre inovar com metodologias que facilitam o aprendizado dos nossos estudantes. A motivação é um grande amigo mestrando que incentiva o tempo todo para publicarmos artigos dos trabalhos realizados em nossa escola. Muito Obrigada Wagner Pereira de Souza!!!!

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  3. Olá Simone, parabéns pelo excelente trabalho!
    Quando se fala em aprendizagem adaptativa busca-se uma personalização no ensino através de práticas tecnológicas e inovadoras, desse modo, quais os maiores benefícios e desafios que você, enquanto profissional do ensino, percebe para a efetivação dessa prática na educação pública?

    Roseli Ap. Zuli Teixeira

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  4. Agradeço imensamente a sua participação Roseli Zuli!!!!!! Nossos estudantes são os famosos nativos digitais, portanto, possuem grande facilidade ligada à tecnologia. O benefício sem dúvida é a participação interativa, a aprendizagem significativa ao estudar em um ambiente que é tão familiarizado por eles. Os desafios ainda são a implementação de notebooks e internet para que todos os estudantes possam acessar ao mesmo tempo, mas já estamos conseguindo aos poucos a implementação em nossa escola. Agradeço sua participação e leitura sobre o meu texto.
    Simone Emi Kavasoko

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